Nascido em Maringá, no ano de 1971, Wilson Quinteiro tem vasta trajetória no trabalho pelo desenvolvimento social do Estado do Paraná. Atualmente exerce mandato como Deputado Estadual pelo PSDB (Partido da Social Democracia Brasileira).
Na juventude, foi militante do movimento estudantil, Presidente do Centro Acadêmico do curso de Direito e Diretor do DCE da UEM (Universidade Estadual de Maringá).
Atua como advogado desde 1994, especialista em Direito do Consumidor e Direito Eleitoral, Quinteiro é autor de várias ações em defesa da coletividade, tendo defendido mutuários do SFH (Sistema Financeiro de Habitação), agricultores, consumidores, dentre outros.
Advoga também na defesa de ex-presos e perseguidos políticos em vários Estados do país e na Comissão de Anistia do Ministério da Justiça de Brasília, sendo dessa forma reconhecido nacionalmente por ações ajuizadas nos Estados do Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Rio Grande do Sul e outros.
Foi candidato a Prefeito de Maringá, exerceu mandato de Deputado Estadual na Assembleia Legislativa do Estado do Paraná, na Legislatura de 2007-2010 e 2010-2014. Em 2010 foi Secretário Estadual de Relações com a Comunidade no governo Beto Richa.
De janeiro de 2015 a 2016 foi Diretor de Operações do BRDE (Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul). Durante o período, teve destaque no trabalho de relações internacionais e foi o diretor que trouxe mais investimentos à instituição nos seus mais 56 anos de existência.
Quinteiro também foi Presidente da Comissão Temática de Operações da ABDE (Associação Brasileira de Instituições Financeiras de Desenvolvimento). No período de maio de 2017 a abril de 2018, foi Presidente do PARANAPREVIDÊNCIA, segundo maior orçamento do Estado, tendo atuado com uma conduta ilibada na gestão da quantia de R$ 15 bilhões arrecadados pela instituição.
Como escritor publicou dois livros: “Do Plano Diretor” e “Ex-presos Políticos – o direito a indenização perdura” e assina, como articulista, artigos em jornais do Paraná e outros Estados.